Outros nomes consagrados na arena são: Juiz Romildo Monteiro, comentarista Thiago Arantes e locutor comercial Fernando Brasil
O tradicional Rodeio da 54ª Expoara, sob comando da Companhia Ítalo Todde acontecerá de 09 a 12 de junho e conta com grandes nomes na narração, julgamento, locução e comentários. A narração principal será com o locutor, Adriano Duarte.
Os peões participantes são do Tocantins e outros Estados como Pará, Mato Grosso e Goiás. Este ano, as montarias são em touros e cavalos, são mais de 20 participantes. Acontece também o Rodeio Mirim, que sempre é sucesso de público.
Adriano Duarte conta que começou em 1988 montando em touros, depois de ingressar na Faculdade começou a narrar rodeiros. “Minha primeira narração foi em Araguaína com o Rodeio Universitário Cawboy Forever e por muitos anos voltei a Expoara”.
Duarte disse que tem 30 anos de carreira e realiza participação nos principais Rodeiros do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Pará, Amapá, Paraná e outros. “É uma satisfação muito grande voltar em Araguaína, tenho uma admiração muito grande por essa cidade, pelo Sindicato e é muito bom fazer parte desta história”.
O juiz é Romildo Monteiro. Realizou montarias por 22 anos e a primeira vez que atuou como juiz foi na cidade de Rio Verde (GO), em 2010, daí pra cá não parou mais. Atualmente é Presidente da Associação dos Juízes e ministra cursos de montaria em touros e para juízes, que estão iniciando.
O comentaria Thiago Arantes, conta que a paixão por montaria começou na infância durante as brincadeiras de montar em bezerros na fazenda do seu avô. Atualmente Thiago Arantes tem um canal no YouTube com mais de 380 mil inscritos, sendo referencia em Rodeiros Nacionais.
Começou como juiz e em 2008 teve a oportunidade de ser comentarista e não parrou mais. “Comentar um rodeio é informar o público sobre as regras do esporte, destacar os personagens envolvidos e explicar sobre a performance dos atletas durante a competição”, destacou o comentarista.
Já Fernando Brasil conta que o Rodeio é uma paixão e a inspiração foi a Expoara. “Assistia os grandes locutores que participavam e fui me encantando. Tenho seis anos, na narração de Rodeios, o primeiro foi em Aragominas, já narrei também o de Carmôlandia, Redenção e São Geraldo, no Pará e nas duas últimas edições da Expoara”.
Rodeio Profissional
Locutor – Adriano Duarte
Juiz – Romildo Monteiro
Comentaria – Thiago Arantes