SRA ENCAMINHA OFÍCIO PARA MINISTRO DA AGRICULTURA COM IMPORTANTES REIVINDICAÇÕES

SRA ENCAMINHA OFÍCIO PARA MINISTRO DA AGRICULTURA COM IMPORTANTES REIVINDICAÇÕES

Na quarta-feira, 21 de março, o Sindicato Rural de Araguaína realizou uma reunião com a presença de associados para tratar da questão do Funrural e outras reivindicações da classe. A reunião aconteceu no Tatersal do Parque de Exposições e foram convidados todos os participantes da cadeia produtiva do agronegócio da região.

A partir deste encontro o Sindicato Rural encaminhou ofício (SRA 50/2018) para o Ministro Blairo Maggi, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), com 5 reivindicações:

1) Funrural. Reivindicando a “revogação da cobrança do passivo” (a) e a “não cumulatividade da cobrança para pecuária, sementes e pesquisa” (b);

2) Questionar a extensão da lei 13.340/2016 que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural, reivindicando sua ampliação para atingir financiamentos com fontes em recursos públicos como o BNDES, por exemplo (As operações que hoje estão enquadradas na lei são aquelas em que o credor é o BASA e Banco do Nordeste);

3) Reivindicar que o benefício previsto na Resolução 4.591/2017, do Conselho Monetário Nacional, que “faculta a renegociação de operações de crédito rural” de 01/01/2012 a 31/12/2016, na área da SUDENE, “seja ampliado à área de atuação da SUDAM”;

4) “Não revogação da Lei Kandir” que isenta do ICMS produtos e serviços destinados à exportação;

5) Questão Fundiária: regularização fundiária na Amazônia Legal (solicita a transferência das terras devolutas da União para os Estados).

Assina o ofício o Sr. Roberto Paulino da Silva, Presidente do Sindicato Rural de Araguaína.

 

SRA presente na manifestação de pecuaristas contra a cobrança do Funrural.
Ainda sobre a questão do Funrural, nesta quarta-feira, 4 de abril, acontece em Brasília a “megamobilização” que reúne pecuaristas de todas as regiões do país contra a cobrança retroativa do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e securitização das dívidas. A comitiva representando o Sindicato Rural de Araguaína, além de participar das manifestações, terá encontros com as Comissões de Agricultura das duas casas legislativas, reuniões com membros do Poder Executivo e parlamentares tocantinenses. Fazem parte desta comitiva, os diretores e associados do SRA: Nahim Halum, Wiliam Barbosa, Renato Barsani, Zildomar Dias de Almeida, Dr. Sidney de Melo, Sonilda VinhalFlávio vicente e o Engenheiro e pecuarista Nasser Iunes..

 

Foto: Nahim Halum

Concentração das caravanas de pecuaristas e agricultores, na manhã desta quarta-feira, no estádio Nilson Nelson, do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, o evento é conhecido como “Manifesto Verde e Amarelo”.

 

Baixe o fac-símile com a íntegra do Ofício SRA 05/2018:

SRA – OFÍCIO 05-2018 – FUNRURAL MAPA