Em coletiva, presidente do SRA faz balanço positivo da Expoara 2019

Em coletiva, presidente do SRA faz balanço positivo da Expoara 2019
Exposição agropecuária de Araguaína movimentou mais de R$ 60 milhões em 11 dias de evento com público de 120 mil pessoas no parque e 150 mil espectadores na Cavalgada

Roberto Paulino apresentou os números da 51ª Expoara acompanhado dos parceiros, professor José Neuman, da Universidade Federal do Tocantins, e do gerente regional do Sebrae/TO, Joaquim Quinta Neto

O presidente do Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Roberto Paulino, apresentou nesta segunda-feira, 24, o balanço da 51ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2019). Durante coletiva de imprensa, realizada no auditório do Parque de Exposições Dair José Lourenço, o presidente acompanhado do professor José Neuman, da Universidade Federal do Tocantins, e do gerente regional do Sebrae/TO, Joaquim Quinta Neto, informou que a movimentação econômica alcançou R$ 60 milhões e o público chegou a 120 mil visitantes no parque e 150 mil espectadores na 31ª Cavalgada.

“No setor pecuário, fechamos com a média dos leilões mais alta dos últimos anos. O setor de veículos também apontou boa comercialização, com milhares de negócios fechados, perspectivas pós-feira e fortalecimento da marca. E revendas de máquinas e equipamentos, assim como os bancos informaram que estão com negócios prospectados”.

Público e geração de empregos
A 51ª edição da Expoara recebeu no parque de exposições cerca de 1.500 animais, entre bovinos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, pequenos animais que ficaram expostos ao público e movimentaram os leilões, as pistas de julgamentos e de esportes.

A diversidade gastronômica da exposição é um forte e proprietários de restaurantes e barracas de alimentação se mostraram satisfeitos com os resultados. A Expoara 2019 gerou em torno de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Ainda durante a coletiva, o presidente do SRA agradeceu aos parceiros deste ano: o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura; a Prefeitura de Araguaína; os deputados estaduais Issam Saad, Olyntho Neto, Elenil da Penha, Valderez Castelo Branco Martins e Jorge Frederico; além dos apoios da Polícia Militar, Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT) e Polícia Rodoviária Federal.
 
Visitas gratuitas e agenda técnica
O público dos eventos da 14ª Semana Tecnológica foi bastante significativo, registrando crescimento em torno de 10% – passou de 1.434 em 2018 para 1.578 este ano. Foram realizados cerca de 35 eventos técnicos entre palestras e oficinas por meio dos parceiros Sebrae, Universidade Federal do Tocantins, entre outros. Todas as palestras, cursos, encontros e workshops somaram aproximadamente 1.578 mil pessoas.

Fazendinha 
Atração para todas as idades e já tradicional na exposição, a Fazendinha Cheiro de Roça abriga, nos últimos anos, animais e unidades demonstrativas de diversas culturas, tecnologias e produção da agricultura familiar. O espaço, nos 11 dias do evento, recebeu em torno de 30 mil visitantes.

Foram expostos 300 animais, entre ovinos, miniboi, minivaca, pônei, minicavalo, miniburro, peixes e cães, além do apiário de abelhas nativas e abelha com ferrão. Estudantes de escolas municipais, estaduais, particulares e técnicas, além de idosos visitaram a Expoara 2019, totalizando 2.600 grupos que foram recebidos no parque de exposições em visitas gratuitas.

Expoara Solidária
Este ano, a arrecadação de alimentos no último dia de exposição, com a entrada no parque por meio da entrega de dois quilos de alimentos, foi de 13 toneladas.
 
 As 16 entidades beneficiadas foram: Centro Espírita Missão da Paz, Centro Espírita Cristo Consolador, Lar de Savana, Casa de Davi, Centro Espírita Valdivina, Lar Emanuel, Apae, Casa Tranoi, Casa do Idoso, Cantinho do Vovô, Theófora Comunidade Católica, Clínica-Escola Mundo Autista, Centro Espírita Fraterno Eurípedes Barsanulfo, Projeto Criança Feliz, Sociedade Desportiva Sparta e Centro Espírita Mansão da Paz.

O presidente ainda fez a entrega simbólica a 16 entidade beneficentes de 13 toneladas de alimentos arrecadados no no último dia de exposição

 

 

 

Júnior Lainetti
(63) 99206-1480
Estratégia Marketing Empresarial
Assessora de Comunicação Social, Imprensa e Marketing

Sindicato Rural de Araguaína (SRA)
(63) 3416 – 0230