COMISSÃO DOS PRODUTORES E REPRESENTANTES DE SINDICATOS RURAIS DO NORTE DO TOCANTINS A CAMINHO DE PALMAS, NESTA QUARTA-FEIRA

Uma comissão de produtores e representantes de sindicatos rurais estará em Palmas, nesta quarta-feira, 9, para um encontro com o Governador do Estado, Mauro Carlesse, às 16h, onde será protocolado ofício solicitando a revogação da portaria 1.216/2019, publicada no Diário Oficial do Estado em 30/09/2019 e que acabou com o TARE das indústrias frigoríficas, fixando, assim, o ICMS em 12%, o que inviabiliza toda a cadeia produtiva da pecuária tocantinense. Os estados vizinhos adotam alíquotas entre 1,3 a 1,6%.

Após o encontro como Governador, a comitiva segue para a Assembleia Legislativa, onde também será protocolado ofício de igual teor ao encaminhado para o Executivo do Estado.

Segundo o pecuarista Wagner Martins Borges, da diretoria do Sindicato Rural de Araguaína, o que está em jogo não é o aumento de arrecadação por parte do Estado: “um efeito nefasto que podemos destacar é a falta de carne na mesa do consumidor final colocando em risco mais de 100.000 empregos gerados formalmente pela cadeia produtiva no Estado”, explica Borges.

Subscrevem os ofícios:
Roberto Paulino, Presidente do Sindicato Rural de Araguaína; Rafael de Leon, do Sindicato Rural de Gurupi; Rogério do Reis do Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins; Luis de Favari, Sindicato Rural de Colinas; Gilmar de Carvalho, Sindicato Rural de Tocantinópolis; Renato de Freitas, Sindicato Rural de Arapoema e Antônio Godinho do Sindicato Rural de Palmas.

 

Baixe aqui o Ofício encaminhado ao Governador do Estado do Tocantins

Baixe aqui o Ofício encaminhado à Assembleia Legislativa do Tocantins