Caminhada Passos que Salvam. SRA Apoia esta ideia!

 

Três mil kits disponibilizados para venda em 30 pontos estratégicos de Araguaína

Por Joselita Matos
Caminhada Passos que Salvam será realizada no próximo dia 26, às 8 horas, na Via Lago; movimento tem como objetivo despertar a atenção da comunidade para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes

A Caminhada Passos que Salvam é uma ação que acontece simultaneamente em todas as cidades que aderiram ao movimento com a distribuição de folders informando sobre os primeiros sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, sendo coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos (HCB). É a segunda vez consecutiva que Araguaína participa; neste ano, a ação está sendo coordenada por um núcleo de voluntários de vários segmentos da sociedade.

Durante o lançamento realizado na noite desta terça-feira, 7, em Araguaína, a coordenação da caminhada apresentou o trajeto da caminhada e também os pontos onde estão sendo vendidos os kits.

A madrinha da caminhada, Salvina Mocó, destacou o envolvimento e a sensibilização dos araguainenses nesta causa, tão importante para as crianças e adolescentes. “Todos nós devemos ficar atentos sobre os sinais e sintomas do câncer nas nossas crianças e jovens; por isso, esta mobilização, não apenas para participar da caminhada, mas também informar as pessoas quais são esses sintomas, os sinais dessa doença e que deixamos passar despercebidos”, comentou Salvina.

Durante a solenidade, a coordenadora da ação no município, Nilar Leal, ficou emocionada ao contar sobre a trabalho desenvolvido pelo hospital e também as ações de conscientização para a comunidade sobre o câncer infanto-juvenil. “Vamos levar essa mensagem a todos, não será apenas a caminhada”, afirmou.

Participaram do lançamento o secretário municipal de Saúde, Jean Luís Coutinho; a promotora Araína Cesáreo D’Alessandro; Flávio Suzuki, representando o Rotary Club de Araguaína – Lago Azul; o diretor geral do Centro Universitário Itpac em Araguaína, Fernando Malheiros; o presidente da OAB/TO – Subseção Araguaína, José Quezado.

Caminhada
O percurso será de no máximo dois quilômetros (ida e volta), percorrendo as duas pistas da Via Lago. O ponto de concentração e a chegada serão no mesmo local, próximo à Avenida Filadélfia. Durante a caminhada, serão disponibilizados pontos de apoio com água para os participantes. O Corpo de Bombeiros acompanhará todo o trajeto.

Kits
A coordenação da caminhada disponibilizou três mil kits para venda em 30 pontos estratégicos na cidade, para que a população possa adquirir as camisetas e participar do movimento. O local da caminhada também já foi definido: será na Via Lago.

Os kits são compostos por uma camiseta, um boné e uma sacochila. O valor é de apenas R$ 35, que são depositados diretamente na conta do Hospital de Câncer de Barretos, que hoje é denominado Hospital de Amor, para ajudar na manutenção e tratamento das pessoas que são encaminhadas para a unidade.

Parceiros
Várias instituições e empresas ao longo dos últimos dias aderiram à caminhada. Dentre as instituições estão: Polícia Militar; Rotary Club de Araguaína – Lago Azul; Sindicato Rural de Araguaína; Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT); Centro Universitário Itpac; Faculdade Católica Dom Orione (Facdo); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Diretoria Regional de Ensino (DREA), Cartórios Judiciais Especiais Civil e Criminal; Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as empresas, estão: Grupo Nosso Lar, Rede de Supermercados Campelo, Rede de Supermercados Baratão, Lojas Rezende, Lojas Top Fama, Terrafós, Agroquima, Farmácias Drogacentro, Nádia Rural, frigoríficos Minerva e LKJ.

Confira a relação dos pontos de venda dos kits:
1 – Lojas Nosso Lar (Av. Cônego João Lima, Centro)
2 – Lojas Rezende (nos dois endereços na Av. Cônego João Lima, Centro)
3 – Lojas Top Fama (nos dois endereços na Av. Cônego João Lima, Centro)
4 – Luminari Iluminação (Av. Cônego João Lima, próximo as Lojas Americanas)
5 – OdontoClean (Rua das Mangueiras, Centro)
6 – Carmen Steffens (Av. José de Brito, Setor Anhanguera)
7 – Bolos do Cerrado (Av. José de Brito, Setor Anhanguera)
8 – Agroquima (Av. Cônego João Lima, Entroncamento)
9 – Loja Alvorada (Av. Cônego João Lima, Entroncamento)
10 – Nádia Rural (Av. Cônego João Lima)
11 – Lojas TEN TEN (Av. Prefeito João de Souza Lima)
12 – Boutique Linnda Rosa (Av. Primeiro de Janeiro, Centro)
13 – Deotok (Rua 15 de Novembro, Centro)
14 – Rede de Supermercados Campelo (quatro pontos)
15 – Rede de Supermercados Baratão (quatro pontos)
16 – Clínica Urológica (Rua Primeiro de Janeiro, Centro)
17 – Clínica Aviva (Rua Primeiro de Janeiro, centro)
18 – Farmácias Drogacentro (dois endereços na Av. Cônego João Lima)
19 – Meire Mendonça Joias (Galeria WR, Av. José de Brito, Setor Anhanguera)
20 – Ateliê Scarpe (Galeria WR, Av. José de Brito, Setor Anhanguera)


Joselita Matos
Comunicóloga
Pós-graduada em Comunicação Pública e Gestão e Assessoria em Comunicação
101 DRT/TO e 2.198 DRT/GO
(63) 98101 – 4803